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Arquitetos: Asanuma Corporation, Nori Architects
- Área: 2781 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Jumpei Suzuki
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Fabricantes: Asanuma Technical Research Institute, HiLaRi
Arquitetura cíclica. A construtora Asanuma Corporation está promovendo o projeto "GOOD CYCLE BUILDING" com a finalidade de transformar um prédio de 30 anos em um edifício de baixo impacto ambiental e esse caso deve servir como modelo para projetos futuros. A estrutura do prédio existente foi mantida e sofreu algumas modificações para aumentar a incidência de luz natural e melhorar sua ventilação. Novos materiais foram adicionados, sobretudo materiais de baixo impacto como terra e madeira, com a finalidade de engajar seus usuários no processo construção do edifício e sua manutenção.
Nos pavimentos destinados ao trabalho, as janelas existentes foram recuadas e seus mecanismos de operação foram alterados. Beirais foram adicionados para proteger o edifício da luz solar direta e, junto a alterações na plantas, garantiu-se uma boa ventilação e iluminação natural. No primeiro e no segundo andar, as lajes foram rasgadas para criar um hall aberto e uma escada que leva o usuário para uma área ampla com espaços de estar bem iluminados, mesmo o edifício estando em uma localização sombreada por outros prédios. No sétimo e oitavo andar, parte da laje é removida para criar uma sala de reuniões e um hall que também são beneficiados pela luz natural.
Diversos tipos de terra, originários de outros pontos da província de Aichi, foram utilizados como acabamento no interior e no exterior do edifício. O sentimento de identificação com o prédio por parte dos usuários foi potencializado pela decisão de que os acabamentos em terra seriam feito somente por eles, pessoas sem experiência nessa técnica construtiva. Assim, ao reconhecerem suas marcas nos acabamentos, o sentimento de afeto deles pela construção seria amplificado, encorajando-os, inclusive, a dar manutenção quando necessário.
Nenhum aditivo foi utilizado nas paredes de terra (materiais derivados de petróleo e cimento são frequentemente adicionados para aumentar sua durabilidade) para que ela possa ser reutilizada no futuro e, eventualmente, devolvida à natureza. Assim como a terra, cedros da floresta de Yoshino foram utilizados para o interior e o exterior do edifício, na decoração e no mobiliário.
A fachada principal é feita de largas toras de cedro que se afunilam à medida que atingem os andares superiores. O objetivo é minimizar o desperdício gerado no processo de usinagem da madeira, aumentar a possibilidade do seu uso futuro e permitir que o observador sinta-as como se fossem árvores na natureza.
Já as sobras de madeira que são inevitavelmente geradas serão coletadas e utilizadas na fabricação de móveis e outros produtos. Pedras e outros materiais recuperados de outras edificações foram reutilizados como revestimento de superfícies internas, enquanto outros foram triturados e misturados com gesso para serem usados como superfícies em móveis.
Móveis existentes foram reformados com resíduos plásticos reciclados (sem costura para evitar a produção de lixos), assim como as cortinas. O lixo urbano foi, também, uma fonte desses recursos.
A arquitetura é apenas uma etapa no ciclo de vida dos materiais mas tem funcionado como um "depósito de materiais". Para que os materiais sejam reciclados e continuem a ser usados, é importante que materiais naturais sejam empregados de forma que, posteriormente, possam ser separados de materiais artificiais Isso aumenta a chance do produto continuar sendo utilizado até sua devolução para a Terra. Quanto aos materiais artificiais, é necessário aproveitar ao máximo suas características e depois processa-los para seu reuso.
Este projeto é uma tentativa de causar reflexões sobre como construímos propondo um exemplo que leva em conta o ciclo de vida dos materiais e reposiciona a arquitetura nele de forma que seja bom tanto para as pessoas, como para a Terra, sem deixar de ser um ambiente agradável que atua a favor da natureza.